MASSAGEM

MASSAGEM  TERAPÊUTICA – TRATAMENTO DA COLUNA

Descreve neste site informações sobre Massagem  de forma completa, porém usando linguagem simples, para o entendimento do público em geral.

Massagem na China antiga

Massagem na China antiga. Realizada há milênios com finalidade de tratamento

A massagem com finalidade de tratamento da saúde, chamada como Massagem Terapêutica, já era usada desde o primórdio das civilizações.

Existem evidências do uso da massagem terapêutica por povos  bem antigos, tais como na China antiga e Egito antigo, entre outros.

DIFERENÇA ENTRE MASSAGEM E MANIPULAÇÃO

As palavras: massagem e manipulação se referem à dois procedimentos diferentes.  Porém muitos pacientes não conhecem esta diferença.

As manipulações (também conhecidas como manobras), são procedimentos específicos, para manipular as articulações. As técnicas de manipulações são Quiropraxia, Osteopatia, R.P.G. e outras.

Nesta clínica usamos o tratamento com manipulações , ou seja, são realizados os procedimentos que forem necessários para restabelecer a saúde do paciente.

Estas técnicas de manipulação articular  não são invasivas . São descritas no decorrer desta página.  O intuito é resolver a causa da dor e, não apenas, causar analgesia.

DIFERENÇAS ENTRE MASSAGEM SHIATSU E AS MANOBRAS NA COLUNA

MASSAGEM SHIATSU

massagem shiatsu

A massagem shiatsu utiliza os pontos usados em acupuntura. No shiatsu os pontos são estimulados com a pressão dos dedos do profissional. Na acupuntura os pontos são estimulados coma agulhas de acupuntura.

Nós, humanos, temos rotineiramente contraturas musculares.  Estas contraturas, se não trabalhadas podem causar dores e desconforto.

A causa do surgimento rotineiro das contraturas musculares são muitas: esforços físicos ou stress, prática de esportes pesados como: musculação, futebol, etc.

Na massagem shiatsu ocorre a compressão, amassamento e fricção do corpo, ou parte dele com o objetivo de anular contraturas musculares localizadas e melhorar a circulação sanguínea.

Geralmente os locais do corpo onde são aplicadas as pressões com os dedos, são em pontos usados pela acupuntura.

A finalidade da massagem shiatsu é terapêutica.  Como auxiliar na reabilitação física quando a causa da doença for de origem muscular, tais como contraturas, tensão muscular devido a ansiedade / stress.

Os direitos autorais www.drgilberto.com/massagem.html

QUEM NECESSITA DE MASSAGEM SHIATSU:

Pessoas com dores musculares, devido a esportes, atividades físicas intensas;

Mulheres grávidas que, devido ao peso da barriga, sentem muito cansaço e dores musculares;

Pessoas na 3º idade com dores musculares, artroses, etc;

Uma das técnicas de massagem que usamos é o Shiatsu.

O Shiatsu, de origem japonesa, consiste em massagem nos trajetos dos meridianos conhecidos pela medicina tradicional chinesa (acupuntura).

A massagem sistemática, rítmica e lenta sobre estes meridianos produz o equilíbrio energético do paciente.

A duração da massagem é de 50 à 60 minutos.

MANIPULAÇÃO / MASSAGEM DA COLUNA:

TERAPIA MANUAL: QUIROPRAXIA,  OSTEOPATIA e R.P.G.

massagem

quiropraxia não é massagem

Quiropraxia

Consiste de procedimentos aplicados na coluna e membros do paciente, com o intuito de alinhar e mobilizar vértebras da coluna e articulações do nosso corpo.
Para resolver dores causadas por hérnia de disco, bico de papagaio (osteófito), artrose, espondilolistese, escoliose, etc.
As especialidades que usam manipulação são: QUIROPRAXIA e R.P.G. (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL).
Nesta clinica é usada, também, no tratamento da coluna a ACUPUNTURA.
Estes procedimentos são realizados pelo Dr. Gilberto Agostinho com horário agendado previamente.

QUEM NECESSITA DE  QUIROPRAXIA / OSTEOPATIA :

Osteopatia não é massagem

Osteopatia

Pessoas com dores na coluna, causadas por: hérnia de disco, bico de papagaio (osteófito), artrose, noite dormida em má postura, desvios posturais: escoliose, hiperlordose, etc;

Dores em braços e pernas causadas pela coluna (muitas dores tem a sua causa na coluna);

Enxaqueca ou cefaléia, (em muitos casos de dor de cabeça a causa está na coluna);

Dores no peito, desde que não causadas por problemas cardíacos (após diagnosticado por cardiologista).

Os direitos autorais www.drgilberto.com/massagem.html

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

A duração destes procedimentos varia para cada caso.

Nesta clínica adotamos vários procedimentos terapêuticos para resolver o problema na coluna.

Na mesma sessão (no mesmo dia) o paciente realiza, em conjunto, os outros procedimentos oferecidos nesta clínica.