LERDORT

TENDINITE

Tendinite é a inflamação do tendão e tenosinovite é a inflamação de um tendão e da estrutura que o envolve.

Tendão é a estrutura que liga o músculo ao osso, tem pouqspanuíssima capacidade de extensão e muito resistentes a tração. São escassamente vascularizadas, originando assim sua cor esbranquiçada, devido ao pouco sangue que recebe.

É muito comum ocorrer tendinite em pessoas que realizam movimentos repetitivos, pois estes movimentos usam tendões.

Para evitar esta inflamação dos tendões seria útil que a pessoa que realiza constantemente movimentos repetitivos, executasse alongamentos específicos para os músculos e tendões envolvidos no movimento.

Após instalada a tendinite o tratamento com acupuntura oferece ótimos resultados. O paciente já experimenta sensação de alívio da dor logo nas primeiras sessões. E a cura ocorre após alguns meses de tratamento, dependendo de cada caso.

Os direitos autorais sobre a hp l.e.r, d.o.r.t, tendinite, bursite e lesões por esforços repetitivos são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho.

 

L.E.R. (LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS) OU D.O.R.T. (DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO)

São patologias causadas pelo uso excessivo e contínuo de alguma articulação. Por exemplo: tendões ligados aos músculos flexores dos dedos da mão devido a muita digitação nos computadores ou a bursite que ocorre no ombro devido ao fato de elevar constantemente o braço, etc.

O uso constante e repetitivo de um grupo de músculos causa inflamação nos tendões levando a uma tendinite do mesmo, com conseqüente dor e incapacidade em continuar a usar adequadamente os tendões envolvidos no movimento.

Essas lesões são: as tenossinovites (inflamação da bainha dos tendões), as tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites ( inflamação do epicôndilo, proeminência óssea localizada na face lateral da extremidade distal do úmero), síndromes compressivas e outras doenças associadas ao uso repetitivo de uma articulação.

Felizmente este tipo de problema responde muito bem ao tratamento com acupuntura, melhorando relativamente rápido e alcançando cura na maioria dos casos em alguns meses de tratamento, que pode ser acupuntura tradicional (com agulhas) ou sem agulhas (com raios laser).

 

BURSITE

Bursite: palavra que deriva do latim (bursa = bolsa) e do grego (ite = inflamação), designando a inflamação das bursas (bolsas serosas que existem nas articulações do nosso corpo).

Nossas articulações possuem bursas para diminuir o atrito causado no movimento. Porém, se usarmos inadequadamente, ou muito constantemente, poderá ocorrer um processo inflamatório nas mesmas.

A mais comum é a inflamação do ombro: bursite do ombro.

A bursite pode tornar-se mais dolorosa, conforme o problema se agrava. A dor é sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.

Como os outros tipos de lesões por esforço repetitivo, a bursite responde muito bem ao tratamento com acupuntura (com ou sem agulhas – com raios laser). Na grande maioria dos casos em alguns meses o paciente esta livre do sofrimento que é estar privado de ter seus movimentos.

Os direitos autorais sobre a hp l.e.r, d.o.r.t, tendinite, bursite e lesões por esforços repetitivos são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho.