HP sobre QUIROPRAXIA, OSTEOPATIA E R.P.G.  DR. Gilberto entrevistado em emissoras de T.V.Dr.Gilberto entrevistado
em vários programas de T.V.

QUIROPRAXIA - OSTEOPATIA - R.P.G

Atendimento Telefônico: 2959-7528 de Segunda a Quinta das 11:00h às 19:30h

R. Emb. João N. da Fontoura, 242 Santana SP MAPA

SEGUNDA e QUARTA das 15:00h às 19:30h

AGENDAR CONSULTA

Av. Paulista, 1471 Cj. 1516 Plan. Paulista SPMAPA

TERÇA e QUINTA das 13:00h às 19:30h

AGENDAR CONSULTA

VIDEO SOBRE CAUSAS DE DORES NAS COSTAS, PERNAS E BRAÇOS

VIDEO SOBRE O NOSSO TRATAMENTO

RESUMO DAS ENTREVISTAS COM O DR. GILBERTO AGOSTINHO NA TV

QUIROPRAXIA (TAMBÉM CHAMADA DE QUIROPATIA)

UM POUCO DA HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA (QUIROPATIA OU QUIROPRÁTICA)

Quiropraxia é um método de tratamento natural de mobilizações;manobras ou manipulações (termo usado para designar apenas o usa das mãos).

Estes procedimentos são realizados tanto na coluna vertebral, quanto em membros (braços e pernas).

Estas manipulações das vértebras e articulações já existiam há aproximadamente 3.000 anos, sendo realizadas inicialmente pelos chineses e, posteriormente também, pelos gregos, romanos, árabes e turcos.

Porém foi o dr. David Palmer que pesquisou sistematicamente as manipulações e, reunindo todo o conhecimento, iniciou o desenvolvimento da quiropraxia em 1895 nos EUA.

Inicialmente ele teve dificuldades em introduzi-la no meio acadêmico. Faltavam ainda evidências científicas para corroborar a eficácia observada na prática clínica.

Atualmente a quiropraxia é ensinada em inúmeras faculdades em todo o mundo. Tanto em cursos de graduação universitária quanto de pós graduação.

Nos paises do chamado "primeiro mundo" é o primeiro procedimento realizado em inúmeras alterações da saúde, principalmente nos eua, onde é a segunda profissão da área da saúde.

No Brasil ainda não está bem difundida. É muito comum eu atender pacientes que nunca ouviram falar em quiropraxia.

As mobilizações usadas na quiropraxia (ou quiropatia, ou quiroprática) tem o intuito de harmonizar e resolver as "sub-luxações".

O termo "sub-luxação" é largamente utilizado em quiropraxia e não significa exatamente uma luxação. Este termo é usado na quiropraxia com o significado de diminuição da mobilidade de determinada articulação.

A quiropraxia oferece alivio rápido ( imediato, em vários casos) aos sintomas como forte dor na coluna, dor na perna (ciático), dor em braços e nuca, forte dor de cabeça (cefaléia / enxaqueca), etc.

É muito agradável observarmos o paciente que, ao entrar no consultório, mal conseguia andar de tanta dor e, ao sair, estar sem dor ou muito melhor, na grande maioria dos casos.

O paciente refere como se tivéssemos retirado um grande peso da região afetada. Isto ocorre na maioria dos casos, mas, evidentemente, existem algumas patologias que requerem um tempo maior de tratamento e o paciente mesmo experimentando um alívio já na primeira sessão, necessita de várias sessões para solucionar o problema por completo.

Direitos autorais desta página sobre quiropraxia: Dr. Gilberto Agostinho www.drgilberto.com/quiropraxia.html

Quando existe hérnia de disco são necessários vários meses de tratamento. Para se entender como estes resultados são possíveis, primeiro preciso explicar o mecanismo da dor causada por pinçamento da coluna vertebral:

COMO OCORRE A DOR:

O cérebro controla as funções do corpo enviando "ordens" e recebendo informação como temperatura, pressão, etc. De todas partes do corpo. Toda esta troca de informações ocorre através das sinapses nervosas entre os neurônios (nervos).

quiropraxia, quiropatia, osteopatia, liberando o nervo pinçado

Estes nervos, que partem do cérebro, passam por dentro da coluna vertebral e saem desta para o seu destino, órgãos, vísceras ou membros, através de forames (buracos) entre uma vértebra e outra.

Os forames tem o tamanho suficiente para a passagem dos nervos, mas quando ocorre um desvio (Ex. Espondilolistese) de uma ou mais vértebra ocorre um pinçamento de nervos que por lá passem ocasionando: dor, parestesia (formigamento) ou mau funcionamento de alguma vértebra.

quiropraxia, osteopatia na hernia de disco

Se o pinçamento ou desvio ocorrer na coluna cervical (região da nuca) é comum aparecerem dores de cabeça que não cedem com medicação.

Se for na coluna torácica (entre a nuca e o quadril) podem surgir sintomas como dor de estômago, dor ou parestesia (formigamento) nos braços, etc.

Porém se desalinhamento for na coluna lombar a pessoa terá dores no quadril ou nas pernas ( a famosa dor ciática), mau funcionamento da bexiga ou intestinos, etc.

A função da manipulação vertebral é facilitar as estruturas ósseas a voltarem a suas posições originais, harmonizar as estruturas, deixando a natureza cumprir seu papel.

Estes alinhamentos são realizados manualmente, com o uso de muito tato, técnica e conhecimento da anatomia humana. Não é usado nenhum tipo de medicamento.

O alinhamento vertebral tem indicação em todos os casos de:

- Cefaléias (dor de cabeça) Quiropraxia, Osteopatia e R.P.G;

- Cervicalgias (dor na nuca e região próxima) Quiropraxia, Osteopatia e R.P.G;

- Dorsalgias (dor região dorsal e peito) Quiropraxia, Osteopatia e R.P.G;

- Lombalgias ( dor na região próxima ao quadril) Quiropraxia, Osteopatia e R.P.G;

- Ciatalgias (chamada de dor ciática pelos leigos, que é a dor na coxa ou perna);

- Hérnia de disco;

- Parestesia em membros (formigamento) na perna ou braço, dependendo onde é o pinçamento vertebral);

- Desvios posturais e etc.

Direitos autorais desta página sobre quiropraxia: Dr. Gilberto Agostinho www.drgilberto.com/quiropraxia.html

OSTEOPATIA

A Osteopatia foi criada pelo dr. Andrew Taylor Still, também no século XIX.

A osteopatia visa o equilíbrio músculo-esquelético, da mesma forma que na Quiropraxia, enxergando o ser como um todo e, não em partes segmentadas.

Má postura (principalmente em frente ao computador), movimentos repetitivos, carregar sacolas de um lado do corpo, dormir em postura errada, desvios posturais hereditários e outros fatores, levam as articulações a criarem uma posição viciosa, são as chamadas "fixações", termo muito empregado em Osteopatia e Quiropraxia. É muito comum isto causar contraturas musculares que só aumentam o problema ( e a dor também).

A idéia do tratamento é causar reequilíbrio das articulações e, consequentemente, relaxamente da musculatura. Para isto, usamos osteopatia, manipulações e manobras, buscando levar as articulações do corpo para sua posição correta.

O ideal seria procurar a osteopatia logo no início dos sintomas, pois facilitaria e abreviaria o tratamento. Porém não é o que acontece na prática. O comum é o paciente procurar osteopatia após anos de sofrimento e tentativas sem efeito, apresentando inúmeros sintomas correlacionados.

Como exemplo posso citar pessoas que iniciam com uma "dorzinha na nuca" tomam um analgésico. Porém algum tempo após a dor volta e um pouco mais forte, a pessoa continua acreditando que o analgésico resolverá o problema (será que o analgésico criaria mão e alinharia a articulação fixada ? !!!). Após um tempo (pode ser anos) além da dor a pessoa passa a sentir também "formigamento" nas mãos. Continua no sofrimento podendo, até, sofrendo uma cirurgia.

Este é apenas um exemplo que citei, mas poderia dar inúmeros.

Direitos autorais desta página sobre quiropraxia: Dr. Gilberto Agostinho www.drgilberto.com/quiropraxia.html

Aqui no Brasil tanto a quiropraxia quanto a osteopatia ainda não são completamente conhecidas pela grande maioria da população. Pena, pois poderiam estar economizando muito tempo em dispensas ao trabalho, muito dinheiro com cirurgias, muito sofrimento, se estas terapias naturais fossem mais utilizadas, tal como nos EUA e Europa.

R. Emb. João N. da Fontoura, 242 - Santana - SP

SEGUNDA e QUARTA das 15:00 às 19:30

MAPA
AGENDAR CONSULTA

Av. Paulista, 1471 Cj. 1516 - Planalto Paulista - SP

TERÇA e QUINTA das 13:00 às 19:30

MAPA
AGENDAR CONSULTA

Valid XHTML 1.0 Strict

Valid XHTML 1.0 Strict