PROTRUSÃO DISCAL

Dr. Entrevistado na T.V. - Protrusão Discal -

PROTRUSÃO DISCAL – ORIENTAÇÕES PRÉVIAS

O intuito deste site é fornecer informações sobre protrusão discal de modo simples e de fácil entendimento.

Útil para quem sofre de protrusão discal e para quem quer evitar este problema.

A palavra “Protrusão discal” é muitas vezes conhecida como “Protusão discal”.

Aos colegas, profissionais da saúde, autorizo o uso deste site para ensinar, alunos e pacientes que sofrem de protrusão discal. Porém, peço a gentileza de que informe a fonte.

O QUE É PROTUSÃO OU PROTRUSÃO DISCAL

Protrusao discal comprimindo a raiz do nervo. Também chamada de protusao de disco

Protrusão discal comprimindo a raiz do nervo

O termo, protusão discal, é mais conhecido do que “protrusão discal”, que é o correto.

O significado é uma protuberância, uma saliência, que ocorre no disco.

Na protrusão discal o núcleo pulposo permanece envolto pelo anel fibroso.

O disco não está com o anel fibroso rompido, mas está apenas esgarçado e enfraquecido. Com isto não consege segurar totalmente o conteúdo do disco, formando uma proeminência, uma protrusão no disco.

CAUSAS DA PROTRUSÃO DISCAL (PROTUSÃO)

A protrusão discal (protusão) está associada a degeneração do disco e esta numa fase mais avançada que o abaulamento discal. Porém mais amena comparando-se com a hérnia de disco.

A protrusão (protusão) discal ocorre devido ao processo de envelhecimento e degeneração de alguns discos. Da mesma maneira que ocorre no abaulamento.

A degeneração, presente na protrusão (protusão) discal, pode ocorrer devido a:

– Movimentos repetitivos

– Envelhecimento

–  Uso incorreto da coluna

– Sobrecarga na coluna (excesso de exercícios físicos, levantamento de peso excessivo ), ou

– Devido algum acidente.

Na grande maioria das protrusões, ocorre também, devido a diminuição do espaço entre as vértebras. Esta diminuição do espaço, amassa o disco.

Para ilustrar e ajudar no entendimento deste conceito, farei uma comparação do disco com um balão, destes usados em festas, que esteja sendo comprimido entre as mãos.  Esta compressão fará com que ocorra a saída de parte do balão. Esta saída pode ser comparada com a protrusão discal.

PROTRUSÃO DE DISCO - SIMULAÇÃO

SIMULAÇÃO DE PROTRUSÃO DISCAL

A protrusão (protusão) discal está num estágio mais avançado da degeneração do disco. Se não tratada adequadamente, a protrusão (protusão) pode piorar e progredir para uma hérnia de disco.

Coluna vertebral sem protrusao discal ou protusao de disco

Exercício intenso, pode causar protrusão de discal

Algumas pessoas, sentindo dor na coluna, se automedicam, usando anti-inflamatórios. Sentem algum alívio das dores, porém estão mascarando a protrusão (protusão) que tende a aumentar.

E, o que é pior, com sua dor sedada (mascarada) pelo medicamento, estas pessoas continuam na pratica das atividades desencadeadoras da protrusão discal (protusão).

Como por exemplo, a prática de exercícios físicos muito intensos sem orientação profissional. Isto irá aumentar o tamanho da protrusão (protusão), podendo chegar a uma hérnia de disco.

SINTOMAS DA PROTRUSÃO DISCAL (PROTUSÃO)

A protrusão (protusão) do disco, comprimi as raízes dos nervos mais próximos ou até mesmo a medula. Ocasionando uma compressão nestas estruturas, gerando dor e/ou parestesia (formigamento).

Em alguns casos a compressão causada pela protrusão (protusão) poderá resultar em diminuição de força muscular em braços ou pernas.

Quando a protrusão (protusão) estiver na região lombar causará os sintomas de dor, parestesia, fraqueza muscular na região lombar. Podendo alcançar também uma das pernas.

A protrusão (protusão) na região cervical, causará os sintomas de dor, parestesia, fraqueza muscular na região próxima a nuca. O que poderá também afetar um dos braços.

Em suma, a intensidade e tipo de sintomas experienciados, dependerá de qual nervo está sendo pinçado pela protrusão (protusão).

A EFICÁCIA DO NOSSO TRATAMENTO DA PROTRUSÃO DISCAL

É A ADIÇÃO DE DIVERSAS ESPECIALIDADES E EQUIPAMENTOS, EM CADA SESSÃO

Durante as sessões você receberá técnicas de diversas especializações e equipamentos. Seu atendimento será realizado somente pelo Dr. Gilberto, com vasta experiência, nas especialidades associadas à protrusão discal.

Em detalhes o tratamento que realizamos para protrusão discal, clique abaixo e saiba mais.

Nosso Tratamento para Protrusao Discal

TEMPO DO TRATAMENTO CONTRA PROTRUSÃO

O tempo necessário para o paciente sentir alívio das suas dores, dependerá da gravidade da protrusão discal.

Na Protrusão discal com maior gravidade, o alívio das dores será sentido apenas após várias sessões.

Quanto menor o tamanho da protrusão discal, menos as raizes dos nervos serão pinçados e menos sintomas a pessoa sentirá.

A dor e formigamento diminuirão progressivamente conforme o tratamento resultar na diminuição gradativa no tamanho da protrusão discal.

No início do tratamento, o paciente poderá sentir alívio das dores decorrentes da protrusão discal. Mas o tratamento total pode demorar alguns meses.