Dr. Gilberto Agostinho

CREFITO3 21793F

Entrevistado em programas de T.V.

SITE HÉRNIA DE DISCO - TRATAMENTO

PREVENÇÃO CONTRA HÉRNIA DE DISCO, PROTRUSÃO E ABAULAMENTO

Atendimento Telefônico: 2959-7528 de Segunda a Quinta das 11:00h às 19:30h

R. Emb. João N. da Fontoura, 242 - Santana - SP

MAPA

SEGUNDAS e QUARTAS das 15:00h às 19:30h

AGENDAR CONSULTA

Av. Paulista, 1471 Cj. 1516 - Plan. Paulista - SP

MAPA

TERÇAS e QUINTAS das 13:00h às 19:30h

AGENDAR CONSULTA

VIDEO SOBRE CAUSAS DE DORES NAS COSTAS, PERNAS E BRAÇOS

VIDEO SOBRE O NOSSO TRATAMENTO

RESUMO DAS ENTREVISTAS COM O DR. GILBERTO AGOSTINHO NA TV

Se você gostar desta página, por favor, indique ao Google, clicando no botão do +1. Grato



CUIDADOS POSTURAIS PARA PREVENIR HÉRNIA DE DISCO.

Para evitar hérnia de disco é necessário manter sempre uma postura correta.

Ao transportar algum peso, fazê-lo de modo a distribuir o peso de forma mais uniforme para os dois braços, ou melhor ainda, carregar em mochila presa às costas de modo a evitar o aparecimento de hérnia de disco.

Outro modo de prevenção da hérnia de disco é ao caminhar manter sua cabeça erguida, os olhos olhando para frente e não para baixo, de modo que o pescoço fique reto e o peso da cabeça uniformemente distribuída em toda a coluna, os ombros devem ser mantidos em linha reta. A pélvis deve ser um pouco empurrado para a frente com a barriga levemente contraida.

Quando sentir dor nas costas depois de uma longa permanência em pé, deve agachar-se sobre as pernas para alongar os músculos da coluna lombar, pois tais dores poderão ser um alerta para o surgimento de uma futura hérnia de disco.

Ao caminhar manter a postura como descrito acima e evitar sapatos com saltos altos, onde seu uso contínuo pode contribuir para o aparecimento de hérnia de disco.

Sentar corretamente pode evitar dor nas costas e conseqüentemente a hérnia de disco, pois a coluna deve ficar ereta. A mesa de trabalho deve ter altura ideal para não obrigar a inclinação para frente ou para trás. A cadeira deve ser regulável em altura para permitir os pés alcançarem o chão, e deve ter uma leve curvatura para trás na coluna lombar.

Aqueles que lêem por muito tempo devem descansar o livro em uma mesa e quem permanece por um longo tempo com o computador precisam ajustar o monitor a uma altura que possa manter a cabeça numa posição confortável, nem para baixo nem para cima uma medida preventiva contra a hérnia de disco.

Em qualquer caso, para quem mantém uma mesma posição demorada é interessante que adote intervalos regulares de descanço, se levantando, andando, esticando os braços e curvando as costas para frente, movimentos simples que visam evitar a ocorrência de hérnia de disco.

Finalmente, lembrar que ao levantar um objeto pesado, dobrar os joelhos para usar os músculos das pernas e o mínimo da colulna. O peso deve ser erguido colado ao corpo, poupando a coluna vertebral do desconforto de uma hérnia de disco.

Realizar atividade físicas leves, como caminhar, nadar, alongamentos e exercícios terapêuticos leves, sendo tudo realizado com moderação, acompanhamento correto, ou seja, sem excessos, pode poupar-nos do males causados pela hérnia de disco.

VEJA MINHA OUTRA PÁGINA COM MAIS DETALHES DE PREVENÇÃO DE DOR NAS COSTAS


Direito autoral: Permitido copiar este site sobre hérnia de disco, desde que informe a fonte: www.drgilberto.com/prevencao para hernia de disco, protrusao e abaulamento.html


EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS PARA AJUDAR A PREVENIR HÉRNIA DE DISCO

OBS: ENSINO ESTES EXERCÍCIOS PARA QUEM NÃO SOFRE DE PROBLEMAS NA COLUNA. SE TIVER QUALQUER DOR, PROCURE UM PROFISSIONAL PARA ORIENTAÇÃO

Se você sente dor nas costas, deverá consultar seu médico antes de fazer estes ou qualquer outro exercício que vise ou não prevenir a hérnia de disco.

Estes exercícios podem ajudar a evitar hérnia de disco, desde que, associados a cuidados de AVDs (Atividades de Vida Diária), posturas adequadas, evitar excesso de esforço físico e procurar sempre lazer para relaxar do estresse mental. Não são destinados a resolver, muito menos, curar uma hérnia de disco. Infelizmente não existe nada simples para se fazer em casa, para curar a hérnia de disco depois de instalada, apenas o tratamento adequado.

Estes exercícios terapêuticos poderão aliviar alguma leve dor nas costas, desde que não haja hérnia de disco, nem osteófitos ou outro problema mais sério na coluna. Nestes casos é necessário tratamento e, somente depois que houver melhora, iniciar exercícios específicos.

Deite em uma superfície reta (colchão firme, colchonete ou mesmo cobertor no chão). Puxe, inicialmente, uma das pernas e segure por 20 segundos. Depois faça o mesmo com a outra perna. Por último puxe as 2 pernas juntas e segure pelo mesmo tempo.

Muito útil para alongar região posterior, relaxando a coluna lombar. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

Faça um movimento para frente e para baixo. Desta forma, estende-se nas nádegas e um músculo chamado íleo-psoas. Este músculo é muito forte e puxa demasiadamente a coluna lombar. Quanto mais deixá-lo alongado melhor para evitar hérnia de disco e outros problemas na coluna vertebral. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

Em uma cadeira, abaixe o peito e abrace os joelhos. Desta forma estará empurrando a pélvis e conseguindo alongamento da região posterior das costas e, conseqüente, alívio da compressão dos discos, podendo evitar hérnia de disco. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco já existente.

Sente-se no chão e com as mãos toque os dedos dos pés. Este exercício clássico é perfeito para alongar as costas e, em especial a região lombar. Descomprimindo os discos. Útil após trabalhar o dia todo sob estresse. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

Muitas vezes, este exercício é útil para fortalecer os músculos das costas e facilitar o movimento correto da pelve e coluna vertebral. Na posição observada na fig. 5 expire e abaixe a região da cintura, fique alguns segundo. Inspire e eleve a cintura, ficando alguns segundos. Repita 10 vezes, sempre muito lentamente. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco já existente.

Deite em uma superfície reta (colchão firme, colchonete ou mesmo cobertor no chão).

Puxe com a mão esquerda o seu joelho direito para o lado esquerdo, segure por 20 segundos.

Depois inverta, ou seja, a mão direita puxará o joelho esquerdo para o lado direito. Útil para alongar toda musculatura posterior desde a lombar até a coxa. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco.

Forçar levemente a cabeça para o lado esq. com a mão esq. segurando por 20 segundos. Depois inverta o lado e segure por mais 20 segundos.

Não faça este exercício, em hipóte alguma, se estiver com hérnia de disco ou osteófito cervical, pois seria muito perigoso. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco.


Direito autoral: Permitido copiar este site sobre hérnia de disco, desde que informe a fonte: www.drgilberto.com/prevencao para hernia de disco, protrusao e abaulamento.html

Se você gostou deste site, por favor, indique ao Google, clicando no botão +1. Grato

R. Emb. João N. da Fontoura, 242 - Santana - SP

MAPA

SEGUNDAS e QUARTAS das 15:00h às 19:30h

AGENDAR CONSULTA

Av. Paulista, 1471 Cj. 1516 - Plan. Paulista - SP

MAPA

TERÇAS e QUINTAS das 13:00h às 19:30h

AGENDAR CONSULTA

Valid XHTML 1.0 Strict

Valid XHTML 1.0 Strict