HP sobre FIBROMIALGIA.  DR. Gilberto entrevistado em emissoras de T.V.

FIBROMIALGIA

R. Emb. João N. da Fontoura, 242 - Santana SP

Av. Paulista, 1471 Cj. 1516 - Planalto Paulista SP

VIDEO SOBRE CAUSAS DE DORES NAS COSTAS, PERNAS E BRAÇOS

VIDEO SOBRE O NOSSO TRATAMENTO

RESUMO DAS ENTREVISTAS COM O DR. GILBERTO AGOSTINHO NA TV

Se você gostar desta página, por favor, indique ao Google, clicando no botão do +1. Grato

O QUE É FIBROMIALGIA?

A principal característica da fibromialgia é a dor crônica e difusa pelo corpo todo, possuindo também pontos dolorosos à palpação. O paciente com fibromialgia não consegue relatar dor em local específico, mas sim em região generalizada.

É muito comum familiares deduzirem que a dor seja imaginação da paciente, menosprezando o sofrimento da paciente. Deixo claro que a dor é real, não é imaginação da pessoa acometida pela fibromialgia. Outro fator importante a salientar é que a fibromialgia não é deformante, não causa alterações anatômicas, ou seja, a fibromialgia não aleija.

Os direitos autorais sobre a hp fibromialgia são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho.

O QUE CAUSA FIBROMIALGIA?

A etiologia (a causa) da fibromialgia ainda não foi totalmente esclarecida pela nossa ciência Ocidental. Vários trabalhos científicos apontam na direção da fibromialgia ser uma resposta para distúrbios na fisiologia modulatória da dor, no sistema nervoso central, com prováveis níveis reduzidos de serotonina. Alguns estudos mostram um alto número de pacientes com fibromialgia sofrendo de depressão, o que mostra um provável inter-relacionamento. Mas a causa exata da fibromialgia, a ciência ainda não conseguiu definir.

Porém a medicina Oriental, de onde surgiu a acupuntura, nos apontam as causas principais da fibromialgia, como desequilíbrio energético de meridianos específicos ao controle e sensibilidade muscular.

QUEM É MAIS ACOMETIDO POR FIBROMIALGIA?

A grande maioria de pacientes sofrendo de fibromialgia são do sexo feminino, sendo mais comum na faixa etária entre 30 e 60 anos. Claro que isto é apenas estatística, a fibromialgia pode ocorrer em qualquer idade.

É POSSÍVEL EVITAR FIBROMIALGIA?

Não existem estudos científicos comprovando especificamente como evitar fibromialgia, mas sim estudos mostrando como atenuar os sintomas dolorosos da fibromialgia e evitar que o quadro piore.

Alguns pesquisadores (veja abaixo os nomes), através de trabalhos científicos, nos mostram que as pacientes com fibromialgia podem melhorar muito o quadro com alguns procedimentos simples, tais como:

1) Atividade física e alongamentos rotineiramente;

2) Meditação;

3) Relaxamento a qualquer momento do dia (principalmente treinar para estar preparada nos momentos da dor mais intensa).

Obviamente que a pessoa que adquirir estes costumes na sua vida diária, estará adquirindo mais calma e paz interior, que são os ingredientes básicos anti fibromialgia.

Dois autores interessantes sobre fibromialgia:

Nielson WR, Walker C, McCain GA: Cognitive behavioural treatment of fibromyalgia syndrome: preliminary findings. J Rheumat 19: 98–103, 1992.

Turner JA, Romano JM: Cognitive-behavioral therapy. In: BONICA J (ed.) The Management of pain. Philadelphia/ London: Lea & Febiger, 1990.

COMO É O TRATAMENTO DE FIBROMIALGIA NESTA CLÍNICA?

O tratamento da fibromialgia que faço é totalmente natural, sem uso de medicamentos. Utilizo 3 áreas distintas entre si: ACUPUNTURA, QUIROPRAXIA e, caso seja necessário, também HIPNOSE.

1) Com Acupuntura (com ou sem agulhas) realizo o equilíbrio energético dos meridianos afetados que causam a fibromialgia. Nosso corpo pode ser comparado a um computador, com suas conexões elétricas. Quando ocorre algum "erro no soft" o computador deve ser reprogramado, no nosso organismo esta "reprogramação" ocorre através dos estímulos causados nos pontos de acupuntura existente em nosso organismo. Com este reequilíbrio elétrico as funções neuro-musculares voltam a funcionar corretamente, cessando as dores.

2) Com a Quiropraxia realizo os ajustes em todas articulções envolvidas, melhorando muito o quadro da fibromialgia. A Quiropraxia ainda é relativamente desconhecida aqui no Brasil, porém nos EUA, onde ela se originou, é muito usada e conhecida. A Quiropraxia não é apenas útil no tratamento de problemas da coluna, como muitos imaginam, também é útil no tratamento ósteo-muscular como um todo.

3) Em muitos casos uma depressão crônica resulta em fibromialgia. O próprio corpo atacando a si mesmo. Nestes casos é muito útil o uso da hipnose no tratamento da depressão para resolver definitivamente a fibromialgia.

A frequencia do tratamento será de 1 ou 2 vezes por semana. Esta frequência dependerá de cada caso.

Se desejar saber mais, visite meus outros sites sobre : DEPRESSÃO e HIPNOSE

EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA?

Existem inúmeros trabalhos científicos comprovando a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia. Comprovando que acupuntura apresenta efeito real no tratamento da fibromialgia.

Para quem deseja ler na íntegra um trabalho mostrando o efeito da acupuntura na fibromialgia, clique no link www.acupuncturetoday.com

Este e outros trabalhos, nos mostram que existe uma solução para fibromialgia, mal que acomete tantas pessoas.

R. Embaixador João N. da Fontoura, 242 - Santana - SP