ABAULAMENTO DISCAL

Abaulamento Discal

ABAULAMENTO DISCAL

Abaulamento Discal causando dor nas costas e, as vezes, até formigamento ou fraqueza. Veja como ele surge, sintomas, prevenções e tratamentos sem cirurgia. Exercícios devem ser vistos com cautela para não piorarem o problema. Explico alguns exercícios terapêuticos seguros. Muitas ilustrações detalhadas ajudando o entendimento.

ATENÇÃO:  A PARTIR DO ANO DE 2022 O DR.GILBERTO ENCERROU SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS.

O Dr. Gilberto está aposentado, então, não mais está agendando atendimento à paciente.

Agradece muito a confiança de todos (as)  pacientes que atendeu nos 30 anos de sua carreira profissional.
Espera ter conseguido os melhores resultados para a saúde de todas (os), pois sempre atendeu seus/suas pacientes com muito empenho e dedicação.

O QUE É ABAULAMENTO DISCAL

abaulamento discal comprimindo raiz do nervo

Abaulamento discal comprimindo raiz do nervo

Abaulamento é a curvatura (convexidade), que ocorre no disco com o núcleo pulposo permanecendo envolto no anel fibroso.

O anel fibroso do disco intervertebral apresenta leve degeneração. Por esta razão não consegue conter a forma original do disco, surgindo o abaulamento discal.

O abaulamento discal não é necessariamente um problema sério, uma vez que grande parte da população esta acometida deste mal.  Muitas pessoas não sentem quaisquer sintomas que indicam a presença de um abaulamento discal.

Direitos autorais desta página para Dr. Gilberto Agostinho: www.drgilberto.com

CAUSAS DO ABAULAMENTO DISCAL

Abaulamento discal

Abaulamento discal vista lateral

Imagina-se que o abaulamento ocorra devido ao processo de envelhecimento e degeneração de alguns discos.

O abaulamento discal ocorre devido ao processo de envelhecimento e degeneração de alguns discos.

Esta degeneração, presente no abaulamento, pode ocorrer devido a vários fatores.

Estes fatores podem ser movimento repetitivo, envelhecimento, uso incorreto da coluna, sobrecarga na coluna.  Como por exemplo excesso de exercícios físicos, levantamento de peso excessivo e até mesmo um acidente.

O abaulamento surge no estágio inicial da degeneração do disco, não sendo tão agressivo quanto uma hérnia de disco.

Na grande maioria dos casos, ocorre também, diminuição do espaço entre as vértebras, amassando o disco. Para facilitar o entendimento disto, sempre faço uma comparação do disco com um balão de festas sendo comprimido entre as mãos.

Imagine um balão sendo comprimido – apertado – entre as mãos. Ocorrerá uma saída de parte do balão. Esta saída pode ser comparada com o abaulamento discal.

SIMULAÇÃO DE ABAULAMENTO:

Simulação animada de Protusão Discal

Simulação animada de Protrusão – Protusão Discal.

DIFERENÇA ENTRE  ABAULAMENTO DISCAL  E  HÉRNIA DE DISCO

Neste vídeo mostro as diferenças entre Abaulamento Discal, Hérnia de Disco e Protrusão Discal:

SINTOMAS DE ABAULAMENTO DISCAL

Dor nas costas abaulamento discal

Dor nas costas devido abaulamento discal

O abaulamento discal torna-se sintomático quando pinça alguns nervos da coluna vertebral.

Os sintomas de abaulamento discal, não são tão severos quanto de uma hérnia de disco.

O local do corpo onde ocorrerá os sintomas dependerá da localização do abaulamento na coluna vertebral.

Se o abaulamento ocorrer na coluna lombar, poderá causar lumbago ou lombalgia. Algumas vezes, dor em uma das pernas ou até leve parestesia (formigamento) nesta região.

Se o abaulamento estiver na coluna cervical, a dor será na nuca e proximidades, podendo irradiar para um dos braços. Eventualmente a pessoa poderá sentir parestesia (formigamento) no braço.

Direitos autorais desta página para Dr. Gilberto Agostinho: www.drgilberto.com

MAPA CORPORAL COM A REGIÃO DO CORPO AFETADA PELO ABAULAMENTO DE DISCO

Noto em muitos pacientes, durante a consulta, uma certa dúvida, quando explico que a causa da dor é apenas o seu abaulamento discal e, este, se localiza na  coluna vertebral. O paciente sente dificuldade em entender o motivo de sentir dor nas costas ou dor no nervo ciático, as vezes até fraqueza em perna ou braço, formigamento em braço ou perna. Os pacientes muitas vezes demoram em entender que sua perna ou seu braço está bom, que o problema é apenas um pequeno abaulamento no disco. A pessoa não entende como pode estar com o braço saudável, mas sentir dor ou formigamento nele. E, mais, como pode a causa disso estar tão longe do braço.

Para ajudar no entendimento, fiz este vídeo com animação em 3D de 3 minutos.

Como visto no vídeo acima, a causa de um sintoma distal (dor ciática, por exemplo) é, muitas vezes causado por apenas um abaulamento discal (um dos tipos de hérnia de disco) e não por um problema na perna. Mesmo que o paciente tenha esta impressão errônea.
Considerando a importância deste entendimento, disponibilizo, abaixo, o mesmo mapa de dermátomos que mostrei no vídeo (em figura parada é mais fácil observar e entendê-lo melhor).

Mapa dos dermátomos. Dor nas costas, abaulamento discal e hérnia de disco.

De acordo com o local que o paciente tenha o abaulamento discal (hérnia de disco), terá os sintomas em local previsto (mapeado). Então, por exemplo, um abaulamento discal na altura de C6 lateral à direita, causará dor ou formigamento pelo membro superior, podendo chegar até o “dedão” da mão direita. Observe na figura acima para entender melhor.

O SUCESSO DO TRATAMENTO QUE REALIZAMOS PARA ABAULAMENTO DISCAL

É A SOMATÓRIA DE VÁRIAS ESPECIALIZAÇÕES E EQUIPAMENTOS, NA MESMA SESSÃO, NO MESMO DIA.

A cada sessão o paciente recebe técnicas de várias especialidades e equipamentos. O paciente é atendido por um único profissional, o Dr. Gilberto, formado há muitos anos, nas especialidades relacionadas à abaulamento discal.

TEMPO DO TRATAMENTO PARA ABAULAMENTO DISCAL

Em alguns casos de abaulamento discal, o paciente poderá constatar um alívio da dor no início do tratamento. Porém o tratamento total pode demorar alguns meses.

Gradativamente a redução da dor ocorrerá conforme o tratamento resultar na diminuição progressiva do tamanho do abaulamento discal.